Quem Somos

QUEM SOMOS

O site memoriamotor.com.br reúne informações atuais sobre o mundo dos motores (carros, motos e lanchas) e também momentos históricos em foto e vídeo. Além disso o site vai ser um banco de dados da indústria muito útil para os profissionais do setor e também para qualquer visitante. A criação e produção é de João Mendes, jornalista que desde 1977 escreve sobre veículos e competições. A edição de textos fica por conta de Elen Cristina, jornalista esportivo, e a edição de vídeo é de Carlos Pereira, editor responsável pela edição dos programas produzidos por João Mendes nos últimos 8 anos.

João Mendes     Karl01 (2)                                           João Mendes                                                Carlinhos                                                               Elen Cristina

 

 

JOÃO MENDES

O início foi no Jornal de Ipanema e na Tribuna da Imprensa onde já começou assinando colunas especializadas no assunto em 1977. Na seqüência passou a ser correspondente no Rio de Janeiro de revistas que possuíam suas sedes em São Paulo como Duas Rodas Motociclismo, Motoshow, Moto Quatro Rodas, e outras. Em 1979 lançou o tablóide Velocross que era distribuído no Autódromo do Rio de Janeiro, continuando a colaborar com jornais e revistas. A partir de 1985 passou a produzir programas independentes para TV.

Primeiro foi o Bike Show para a TV Record, passando depois para a TV Bandeirantes. Na seqüência o Evidência para a Bandeirantes que tinha como apresentadora Adriana Esteves ( o programa foi a vitrine que lhe deu destaque para ser contratada pela Rede Globo). Depois veio o 1000 Esportes para Rede Record, o Espaço Motor para a CNT ( 10 anos no ar ), Zona de Aceleração com 5 programas na CNT, o Alta Rotação para o canal Bandsports, Full Motor e Auto Garagem para a TV Bandeirantes do Rio de Janeiro. Foi o primeiro comentarista especializado em motociclismo do canal Sportv onde também comentou competições de automobilismo.

Atualmente, assina a coluna Espaço Motor no Jornal de Hoje – Nova Iguaçu, no Jornal Cidade da Barra – RJ e na Revista 100 Milhas – PI. Tem a coluna Motor Legal na revista Barra Legal, e é consultor do Salão Bike Show no Riocentro – RJ e do Brasil Motorcycle Show de Curitiba.

João Mendes é um dos fundadores da ABIAUTO – Associação Brasileira de Imprensa Automotiva e eleitor dos prêmios ABIAUTO e TOP CAR TV, prêmio conferido pelos principais editores de programas de TV, especializados no assunto.

João Mendes também participou em diversas modalidades esportivas. No motociclismo foi piloto de motocross, supercross, enduro de velocidade e regularidade,  e motovelocidade. No automobilismo pilotou carros de turismo e rally participando da Copa Corsa RJ, Copa Clio Brasil, Rally dos sertões e Rally Dakar em 1994 e 1995, integrando a equipe brasileira.

A OPERAÇÃO

O site tem produção da João Mendes Artes Cinematográficas Ltda., empresa pioneira na produção de programas para a TV sobre o mundo dos motores. No comando, João Mendes, responsável por quase 3000 edições de programas de TV exibidos por todas a emissoras abertas e por muitas Tvs à cabo.

DESTAQUES EM VÍDEO

O grande diferencial do site e ter um valioso arquivo em vídeo que reune vídeos do arquivo da João Mendes Artes Cinematográficas Ltda. que além de produzir programas pioneiros da TV brasileira, garimpou muita coisa para contar a história dos esporte à motor no Brasil e no mundo. Fazem parte deste acervo os programas da série Bike Show, que foi exibido em quatro fases de 1985 a 2007, os 10 anos do Espaço Motor na CNT, algumas centenas de programas da Zona de Aceleração, também da CNT, os 6 anos do Alta Rotação no canal Bandsports, Full Motor da Band Rio e muitas outras produções.

Também na área de vídeo serão colocados os vídeo releases das montadoras para o visitante conhecer os produtos da maneira que o fabricante apresenta e os comerciais antigos que sempre atraem a atenção dos apaixonados por veículos.

 

 

 

 

 

 

Leave a Comment