SUV é moda para elas

SUVs

Os modelos de veículos SUV caíram no gosto das brasileiras, é cada vez mais comum ver uma mulher dirigindo este tipo de automóvel. São fatores como altura e conforto,  que garantem a escolha na hora da compra. Dados da Fenabrave mostram que a região Sudeste registra aproximadamente 60% dos veículos SUVs do Brasil. Em números, o país possui mais de 7 milhões desses modelos em circulação.

Para a executiva Luiza Oliveira(40), o espaço maior foi o principal motivo pela opção de um SUV. “Gosto de me sentir poderosa, mas preciso de um porta malas grande, tenho filhos pequenos, então é muita coisa, tive que pensar nisso”, conta ela.

O Engenheiro de Serviços da DPaschoal, Leandro Vanni, relata que são os diferenciais deste modelo de carro que garantem a preferência da ala feminina. “Além da questão da imponência, um carro SUV tem algumas vantagens, como a dirigibilidade; a poltrona parece, de fato, uma cadeira”, diz Vanni. Ele ainda acrescenta que a segurança oferecida pela altura do veículo faz com que a mulher se sinta mais protegida, por exemplo, “se estiver parada em um semáforo ela fica mais alta que a altura dos olhos de outra pessoa”.

O engenheiro analisa que os carros SUV possuem também uma melhor estabilidade, devido aos seus pneus serem mais largos. “A banda de rodagem destes pneus são maiores que o normal e promovem uma maior aderência ao solo, gerando consequentemente uma maior estabilidade”, destaca. Com este perfil diferente de outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietárias e, para garantir e manter o conforto no carro. Apesar das medidas e usos diferentes, o primeiro cuidado com este pneu é a calibragem, que deve ser feita semanal ou quinzenalmente, nos casos de uso urbano ou misto (on road e off road), respectivamente. “Se o procedimento  não for feito corretamente, pode causar danos em sua estrutura, diminuindo o tempo de vida útil do item”.

Outro ponto que merece destaque é o balanceamento e alinhamento do veículo, já que muitos rodam em terrenos variados. “A escolha de um pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. É importante sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual”, destaca Vanni. O engenheiro explica ainda que, devido à mudança constante no percurso, é necessário prestar atenção na suspensão do veículo.

Muitos modelos de SUVs, por um aspecto visual, optam por carregar o estepe no exterior do veículo. Essa exposição à temperatura e outras intempéries merecem cuidados especiais por parte da motorista. “Como o pneu passa por situações diferentes, como chuva, sol e vento, o adequado é protegê-lo com uma capa especial, para evitar o desgaste prematuro. É válido lembrar, que o estepe deve ser calibrado com 3 ou 4 libras a mais do que as aplicadas nos pneus em uso”, reforça Vanni.

Fonte: Assessoria de Imprensa DPaschoal

 

Related posts